domingo, 13 de dezembro de 2009

Pensamento...

Direcionado a Advogados, Estudantes de Direito, Políticos e aqueles que queiram refletir o assunto.



Olá! Boa noite.

Recentemente adquiri um livro, não porque o escolhi, mas, sim, porque ele me escolheu!

Coincidência ou não, não fui a Livraria para comprá-lo, todavia, o comprei. Fui a fim de ver as novidades, as novas publicações, fazer uma boa e rápida leitura, pois, ainda estava no horário de trabalho, e tinha coisas a fazer.

O certo, é que deu certo, ou seja, acertei, adquiri um livro muito bem escrito, muito bem elaborado, com uma sistemática de aprendizagem nunca antes por mim visto, um livro, contagiante, com palavras e expressões bem formuladas e em consonância, atrativas e gostosas de ler.

Por certo, o título se refere à oratória, portanto, o mínimo que se espera, de qualquer livro que se proponha a falar sobre o assunto é que realmente supere as expectativas e traga em seu conteúdo uma espécie de poção mágica, palavras bem empregadas, frases bem construídas, mas, sobretudo, harmônicas, cultas, e que contenham técnicas de aprendizagem, com exemplos e dicas de como melhorar, como nesse livro.

Bem, dentre muitas das passagens interessantes que li nesse livro, gostaria de destacar uma, e, porque não, compartilhá-la com você, de modo que possa refletir!

Diz assim:


“Alguns advogados que se mostram argutos num determinado momento, utilizando subterfúgios e mentiras para sair de situações que poderiam comprometer sua reputação, descobrem com o tempo que essa atitude pouco contribuiu para a imagem de credibilidade. Por isso, não negligencie, não faça promessas que não possa cumprir, nunca deixe de cumprir o que prometeu, mesmo que para isso tenha de arcar com prejuízos. A imagem de um advogado confiável leva anos, até uma vida inteira para ser construída, e se transforma em um dos atributos mais valiosos de que se pode dispor. Um advogado confiável é recebido sem restrições e encontra as portas abertas para transitar da maneira que julgar mais conveniente. Se, por uma fatalidade, um dia for alvo de injustiça, terá sua consciência tranqüila de que agiu sempre com retidão e honestidade. Essa é a melhor defesa que poderá contar, e será só uma questão de tempo para que a verdade prevaleça”. (Reinaldo Polito, Oratória para advogados e estudantes de direito, ed. Saraiva, pg. 47).

Conclusão:

Sinto-me muito feliz, e nada arrependido, quando me lembro de ter sido, todo o sempre, muito honesto, dedicado, profissional e combativo.

A figura do Advogado representa muito num Estado Democrático de Direito (cujo qual vivemos no Brasil), ela é fundamental para a construção do tripé da Justiça, é INDISPENSÁVEL à administração da justiça (art.133 da Constituição Federal).


É isso aí...
















2 comentários:

Daniela disse...

Fala Gde Dr. Ricardo!
Agora sou sua seguidora também hehehe
Abç,
Daniela.

lui-ctba disse...

Dr. Ricardo, deve estar dificil este momento em sua vida, entendo, as pessoas querem Justiça, tudo de bom .....