terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dr. Ricardo Martins concede entrevista ao colunista Zacarias Pagnaneli da TV RECORD no portal TELE HISTÓRIA...Veja!


RICARDO MARTINS ADVOGADO

O colunista esteve com o advogado Ricardo Martins de São José Júnior. Sua carreira como advogado criminal começou de forma curiosa, e ele nos conta isso no depoimento abaixo.

"Tive uma filha com apenas 16 anos de idade, que sempre morou comigo, logo não conseguia apenas estudar. Precisava trabalhar e criá-la ao mesmo tempo. Mas percebi que, um dado dia, caso quisesse ser alguém na vida, precisaria de estudo, pois, quando passei a procurar emprego, que não fosse na empresa do meu pai, percebi que não preenchia nenhum dos requisitos exigidos para ser contratado. Acabei por ser estimulado a fazer um curso de pilotagem (aviação), vindo a concluí-lo em 1999, depois de três reprovações, eis que não tinha conhecimento geral o suficiente para entender algumas de suas matérias, como por exemplo, a navegação aérea, que exigia alguns cálculos de certa complexidade, já que tinha parado os estudos na sétima série.

Tomei uma decisão, decidi completar os estudos fazendo um curso supletivo, pois havia perdido algum tempo em razão de ter ficado distante dos estudos apenas trabalhando. Enfim, acabei por conseguir completar o que hoje conhecemos por ensino médio. Mas, tinha um desejo, o de me tornar um piloto das forças armadas ou das forças auxiliares (civil, federal...), entretanto, só quem podia concorrer a esses cargos eram bacharéis (pessoas formadas em direito), portanto, lá fui eu prestar um vestibular em uma universidade de direito em Guarulhos. Fui aprovado na primeira tentativa (estava evoluindo...). Lembro-me como se fosse hoje quando li o meu nome como aprovado no resultado. Minhas lágrimas desceram...

Comecei a faculdade e, desde o primeiro momento, só queria saber das aulas de direito penal, as quais justamente pela grade da faculdade só passei a tê-las no segundo ano. O que demora... Durante o curso, fiquei sabendo que haveria um concurso para estagiários da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, me inscrevi e fui aprovado, rapidamente fui chamado. Permaneci lá durante aproximadamente dois anos, os dois melhores da etapa de preparação para a minha vida profissional, pois, aprendi muito! Tive ótimos chefes (procuradores) e pude praticar bastante o direito, estava eu galgando para o caminho da advocacia sem ao menos perceber.

Nesse mesmo período, concomitantemente, tive a oportunidade de participar de um projeto em pareceria com a Secretária de Segurança Pública para atendimento de pessoas necessitadas nas Delegacias de Polícia. Fiquei por aproximadamente seis meses, e, também pude aprender bastante, sobretudo, porque passei praticamente os cinco anos de faculdade sendo estagiário voluntário na mesma delegacia, graças a grandes e valiosos colegas Delegados de Polícia que me proporcionaram essa passagem. Em 2005, decidi me aprofundar na aviação fazendo um curso de Piloto Comercial de Avião, que, conclui no mesmo ano, passando em seguida a também lecionar na mesma escola em que me formei para as turmas de comissários de voo, a qual ainda hoje sou professor.

Formei-me em Direito no ano de 2006. Nessa época, já estava mais do que envolvido com a área jurídica, pois, em função dos estágios que fazia, tive a grande oportunidade de adquirir e aperfeiçoar os meus conhecimentos, inclusive já resolvia grandes lides de conhecidos colegas. Após ter me formado em direito tive logo em seguida outra grande e desafiadora passagem (que certamente me preparou ainda mais para vida profissional): a prova da OAB, na qual fui aprovado. Assim, tive que me despedir, por incompatibilidade de funções, da Procuradoria Geral do Estado, da função de estagiário, embora, tivesse tido a oportunidade de permanecer a pedido de um grande profissional (procurador) que gostaria de me contratar para ser seu fiel escudeiro.

Mas, sentia que a minha vida era em outros ares, precisava e queria muito evoluir, quando passei a trabalhar no escritório fundado por mim, o qual leva o meu nome, RICARDO MARTINS ADVOGADO. No começo foi difícil (não que hoje não seja), mas, fui adquirindo experiência e preparo à medida que cada novo caso vinha parar nas minhas mãos.

Tive a grande oportunidade de trabalhar em alguns casos com expressão na mídia, que me projetaram ainda mais no meu trabalho, mas, sem dúvida alguma, o caso Nardoni, o qual, fui o primeiro advogado contratado, foi o maior deles. Aliás, até os dias de hoje acredito seja o maior em repercussão do Brasil. Pude evoluir muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, tornando-me um profissional ainda mais tarimbado. Em 2010, fui convidado para presidir uma comissão na OAB/Guarulhos. Optei por criar uma que ainda não existia na subsecção, a qual hoje sou presidente com muito orgulho, Comissão de Direito Aeronáutico.

Querendo contribuir com o meu trabalho e modesto conhecimento que adquirira ao longo do tempo, decidi me candidatar ao pleito de Deputado Estadual pelo partido do PSDB (2010), representando a minha cidade natal, Guarulhos. Foi uma experiência incrível, diferente, pude conhecer várias dificuldades enfrentadas pela sociedade. Não fui eleito, entretanto, fui o segundo candidato mais bem votado do PSDB daqueles que possuíam domicílio eleitoral na cidade de Guarulhos.

Hoje, continuo na batalha, trabalhando como advogado criminal, presidindo a Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/Guarulhos, lecionando na Escola de Aviação Civil Academia do Ar (UNG) e me preparando para o futuro. Essa é uma pequena parte da minha trajetória de vida e de profissão, que agradeço sinceramente a todos que me apoiaram e acreditaram, sobretudo, no meu trabalho, principalmente o meu pai, que tanto me ajudou, além de me incentivar e acompanhar os meus passos de perto.

Agradeço, ainda, as amizades (valiosas) conquistas dentro de um mundo que passei a viver e que em poucos se pode confiar (televisão), ao grande repórter, jornalista, apresentador, MARCIO CAMPOS e ao recém colega que mais parece irmão pelo caráter, simpatia e simplicidade, ZACARIAS PAGNANELLI".

Nenhum comentário: