terça-feira, 17 de novembro de 2009

Eleições da OAB...

Bom dia!

Para aqueles que ainda não sabem, hoje é dia de eleições na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Conforme previsto no art. 63 do (Estatuto da OAB), as eleições dos membros de todos os órgãos da OAB será realizada na segunda quinzena do mês de novembro do último ano do mandato, mediante cédula única e votação direta dos Advogados regularmente inscritos.

As eleições da OAB, acontecem de três em três anos, ou seja, elege-se um candidato para exercer o Mandato por um triênio (três anos), iniciando-se sempre em 1º (primeiro) de janeiro do ano seguinte ao da eleição, salvo o Conselho Federal.

A OAB é uma entidade representativa da classe e é responsável por se exigir o fiel cumprimento das prerrogativas do Advogado, além, precipuamente, de defender a Constituição Federal, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida adminstração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas (art. 44 do Estatuto).

Assim como na Constituição Federal (art. 133), na Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB), artigo 2º  "O advogado é indispensável à administração da justiça".

Ou seja, sem a participação efetiva de um Advogado, completando, portanto, o triângulo da Justiça, não há Justiça!

Desejo a todos os Advogados, neste dia especial e muito importante que, possam avaliar as propostas, avaliar se são possiveis, exequiveis, viáveis e comparar (no caso de reeleição), o que foi prometido, o que foi feito e o que se promete fazer.

Por sermos integrantes de uma classe "conhecedora e operadora do direito", não podemos errar, devemos, sim, dar exemplo e acertar!

O voto deve ser consciente, desejado, estudado, comparado e principalmente inteligente!

Viva a uma categoria mais forte, mais respeitada...


Um grande abraço,










Nenhum comentário: